Mantenha um álbum de recortes ou comece um diário detalhando como você imagina sua aposentadoria. Seja prático: certifique-se de que todas as suas necessidades financeiras sejam atendidas ao fazer um brainstorming e descartar despesas desnecessárias. Quanto mais descritivo você for, mais tangível será sua aposentadoria. Isso ajudará a mantê-lo focado em um conjunto realista de metas, o que tornará cada uma delas mais alcançável.

impedimento de venda de imóvel a somente um dos herdeiros

Se seus objetivos ainda forem gerais ou vagos, tudo bem também. Você pode simplesmente começar descrevendo como você imagina aproveitar sua aposentadoria.

Faça um balanço dos seus ‘ativos’ – Você sabe quanto leva para casa todo mês, quanto tem no banco e quanto tem em sua conta de aposentadoria. Mas e os ativos não tradicionais que poderiam ajudar a financiar sua aposentadoria? Talvez você colecione antiguidades ou restaure carros. Talvez você seja um pianista talentoso ou tenha um romance pela metade que deseja terminar. 

Muitos hobbies e habilidades podem ser  transformados em renda real  nos anos de aposentadoria – negociar antiguidades ou dar aulas de piano, por exemplo. Reserve um tempo para listar suas paixões e ativos não tradicionais e comece a pensar em como você pode transformar essas habilidades e hobbies em empreendimentos lucrativos.