Principais preocupações:

  • Grande dificuldade de lembrar-se do que ouviu.
  • Conseguia seguir apenas instruções com um passo.
  • Esquecia-se de fazer a lição de casa quase sempre.
  • Era muito desorganizado e tinha grande dificuldade para começar as tarefas.
  • Atrapalhava a sala de aula.
  • Estava, no mínimo, um ano atrasado em fluência e compreensão de textos.

Treinamento Cogmed:

Seu professor passou a notar uma mudança quando o menino começou a fazer e entregar as lições sem precisar ser lembrado disso. Alguns meses depois, o professor e os colegas de classe do menino notaram uma grande mudança na fluência de sua leitura. Um dia, depois que ele terminou de ler um texto, um colega disse, "sem ofensa, mas sua leitura está muito melhor agora".

O menino continuou a fazer grandes progressos. Sua memória auditiva melhorou e ele consegue lembrar-se facilmente de instruções com três passos. Ele está muito mais organizado e consegue iniciar e terminar suas tarefas sem se distrair, falar e atrapalhar os outros.

De acordo com o diretor da escola: "sua fluência em leitura melhorou dois, três níveis em cinco meses – algo que está bem fora do padrão. Sua compreensão de textos melhorou um nível neste mesmo período, algo que também está fora dos padrões".

 

O diretor também disse que, durante o treinamento, o menino recebeu nota 10 em ortografia. Quando o diretor perguntou se ele acreditava que o treinamento do Cogmed teve algo a ver com seu sucesso, ele disse: "Sim! Nunca fiz isso antes. Eu nem precisei estudar – eu só olhei as palavras e já conhecia todas."

Resultados:

Faz o dever de casa sem precisar ser lembrado.

Melhorou sua memória auditiva. Agora consegue seguir instruções com várias etapas.

Está bem mais organizado, perde menos suas coisas.

Não fala em sala de aula, causa menos interrupções.

A compreensão de textos melhorou, avançando um ano em apenas um semestre.

O nível de leitura está melhor (avançou dois anos em um semestre), muito à frente do padrão.